domingo, 29 de março de 2009

Prosumer

A expressão Prosumer surgiu a partir de um dos principais pilares da Web 2.0: a participação.
A construção desse termo surgiu da junção de dois outros: “Producer” com “Consumer”.
Dessa forma, um prosumer é: um “Produtor Consumidor”, alguém que pode produzir e consumir algo ao mesmo tempo.
No caso da Internet informação e conteúdo.
Confuso??? Passo a explicar:
Um Prosumer consome informação e produz conteúdo de alta qualidade. A Wikipédia é um exemplo disto mesmo. Os prosumers são seus colaboradores gerando um conteúdo de alta qualidade e credibilidade.
Outro termo utilizado para os caracterizar é o “Consumidor 2.0″, eles são hábeis, muito bem informados e importantes na formação da imagem das marcas.
Os Prosumer possuem também, pelas suas características, poder de influência no consumo, uma vez que estão aptos a dar a sua opinião sobre várias temáticas salientando as vantagens e desvantagens das mesmas. Isto pode ser considerado uma vantagem ou desvantagem para as marcas, ou produtos salientados.
Pelo seu poder no mundo digital, são reconhecidos e valorizados pelos fabricantes e empresas que pretendem que eles estejam do seu lado...
Há autores que defendem que os prosumers podem influenciar até 35% a decisão de compra de uma nova marca.
Os Prosumers estão em toda parte, antecipam as grandes novidades mundiais, e, muitas vezes, participam, aperfeiçoam e influenciam os lançamentos de mercado. Fazem parte do presente e cada vez mais do nosso futuro...
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Prosumer http://www.worldwidewords.org/turnsofphrase/tp-pro4.htm http://www.techcrunch.com/2007/06/15/the-rise-of-the-prosumer/

Sem comentários:

Enviar um comentário