quarta-feira, 25 de março de 2009

Endomarketing

Esta técnica de comunicação, é trabalhada dentro das organizações, seja uma empresa privada, ou um serviço público. É orientada para o cliente interno e tem por objectivo a melhoria de processos de trabalho com o intuito de aumentar e qualificar os factores produtivos e desta forma rentabilizar a mão-de-obra existente dentro da organização, tornando-a cada vez mais eficaz.

O Endomarketing origina a obtenção de bons resultados para a empresa uma vez que promove o bom ambiente no trabalho, atraiando e retendo clients internos motivados.

As vantagens do endomarketing prendem-se com os resultados que se podem obter com esta técnica. De uma forma criativa e enriquecedora, é possivel motivar os clientes internos, e obter excelentes resultados a nível de produtividade e de resultados comerciais.

Relativamente às desvantagens, poderá existir um problema na percepção da mensagem transmitida, gerando assim um efeito contrario ao pretendido inicialmente e acabar por desmotivar os clientes.

Como exemplos de empresas que aderiram em força ao Endomarketing temos a Google, Microsoft e Toyota. Estas companhias estimulam os seus funcionários através de acções focadas no seu bem-estar, o que se traduz numa melhor performance.

No fundo, o que se pretende transmitir, é que o maior capital das empresas são as Pessoas:

Fonte: http://www.endomarketing.com/artigo_8.htm

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