quarta-feira, 1 de abril de 2009

Web 2.0

Web 2.0, segundo Tim O´Reilly seu precursor “ é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva.”
Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web, afirma que o termo Web 2.0 não é correcto uma vez que usa muitos componentes tecnológicos criados antes mesmo do aparecimento da Web. Para além disso, afirma que o seu objectivo ao criar a www era a criação e partilha de conteúdos por parte dos internautas, objectivo esse que foi plageado pela Web 2.0.
Há autores que consideram que a divulgação em torno da Web 2.0 é uma acção de marketing, uma vez que o universo digital sempre apresentou interatividade, e evolução própria, daí não se justificar o título de “segunda geração”.
Independentemente de toda a polémica a verdade é que os sites e serviços são cada vez mais e os seus utilizadores também e na Web 2.0 o ambiente on-line é mais dinâmico e os consumidores/internautas são mais proactivos e colaboram na gestão de conteúdos.
É importante referir que a Web 2.0 levou à criação de diversas ferramentas online com diferentes objectivos como sejam: as Wikis; AdSense (plano de publicidade do Google); Blogs; Ajax (criação de aplicativos interactivos para a web); Sites sociais (Myspace,Facebook); Bookmarking social (ma.gnolia.com); Videos e Fotos (Youtube) entre muitos outros.
Na Web 2.0, as antigas formas de publicidade online deram lugar a campanhas onde só se paga pelos cliques que o banner recebe, e o marketing é feito através de links patrocinados em sites de busca. Surgiram acções de cross-media que conjugam spot TV, anúncio de imprensa e acções na internet com a participação dos utilizadores.
A verdade é que cada vez mais pessoas passam a maior parte do dia ligadas à internet,usam mais redes sociais como o Orkut e o Facebook, lêem mais blogs e sites de notícias e vêem mais videos online, como os do Youtube.
Este é o universo da Web 2.0 que apresenta inumeras vantagens, como seja a maior facilidade de criação, categorização, busca e partilha de conteúdos online o que origina programas/aplicações cada vez melhores e indispensáveis. Tudo isto pode ser feito com um custo muito aliciante.
No entanto, a confidencialidade e a segurança dos dados e pessoas parecem ser as maiores desvantagens da web 2.0 em relação às aplicações tradicionais. Pare além disso, as pessoas tendem a passar mais tempo on-line, o que origina deteriorização das suas relações pessoais e familiars.
Como exemplo deste conceito, gostaria de salientar a “campanha e-marketing 2.0” realizada por Barack Obama. A diferença e originalidade desta campanha esteve no uso da tecnologia e métodos da web 2.0.
O marketing de Barack Obama online foi muito além de manter um blog no ar ele teve também um site pessoal, doação online, e-commerce, centenas de comunidades segmentadas, espaço para debates online, web site mobile, BarackTV e as funções mais comuns como notícias, newsletters, etc

Com essa campanha 2.0, Barack Obama conquistou um verdadeiro exército de eleitores.

Obama foi o primeiro Presidente 2.0 da história:

Site oficial - www.barackobama.com

Site Mobile - www.barackobama.com/mobilev2/

Barack TV - www.barackobama.com/tv/

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0

1 comentário:

  1. Cristina,
    O teu blog é muito à frente! Fantástico!
    Parabéns
    Continua assim q vais longe
    Beijinhos
    Su

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