quarta-feira, 1 de abril de 2009

Experience Marketing

O Experience Marketing pretende estabelecer pontos de contacto entre os produtos/marcas e os consumidores, de forma a provocar experiências inesquecíveis, que os conquistem e fidelizem.
No ambiente altamente competitivo em que vivemos hoje, já não é suficiente satisfazer as necessidades dos clientes. Cada vez mais, é necessário surpreende-los, fasciná-los, para que eles voltem a utilizar o nosso produto ou serviço.
O Experience Marketing, ao apostar fortemente nas relações com o cliente, tornou-se numa das principais armas estratégicas das empresas.
Segundo Gavin Eccles, professor universitário e consultor o "experience marketing pode ser definido como a interacção viva entre a marca e o consumidor".
As grandes vantagens desta técnica dizem respeito ao facto das boas experiências originarem fidelização à marca, o que vai permitir a diferenciação face à concorrência, agregando valor ao produto ou serviço.A possibilidade de atingir o público-alvo de forma eficaz é outro aspecto vantajoso. Esta técnica de comunicsação, pelo impacto que tem, permite reforçar o posicionamento de uma empresa ou marca. Quanto às desvantagens, as más experiências originam uma má relação com a marca. Para além disso, as experiências proporcionadas, normalmente acarretam custos elevados, e portanto não estão ao alcance de qualquer empresa.
Como exemplo de Experience Marketing temos a Starbucks, que acrescentou um novo significado ao hábito de tomar café e transformou-o numa experiência.Para além da oferta de café, oferece também um espaço agradável onde o cliente pode tranquilamente ouvir música, ler um livro, ou trabalhar no seu pc com ligação gratuita à internet, tudo isto sem um consumo obrigatório...
A McDonalds utiliza também esta nova técnica de comunicação através, por exemplo, dos menus “Happy Meal”, que para além da oferta do produto básico, oferece ainda produtos para as crianças. Outra forma que a McDonalds encontrou para agregar valor ao seu produto básico, foram os parques de lazer infantis, uma mais valia para as familias e em especial para as crianças.
Com estas accões, estas empresas, agregam valor e assim diferenciam-se dos concorrentes.
Gostaria ainda de dar um exemplo diferente, e criativo, de Experience Marketing:
“Produto”: Paul Potts, um simples vendedor de telemóveis que tinha um sonho...veja no video como este “produto” consegue criar sensações no seu publico alvo que vão desde, inicialmente a indiferença, passando para a surpresa, comoção, admiração...é uma experiência inesquecível... e o resultado foi o Sucesso!
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